sábado, 7 de janeiro de 2012

Já é Natal...

Dezembro é considerado um mês especial, o último do ano. Hora de se comemorar a chegada do Papai Noel, ganhar presentes, lembrar do nascimento de Cristo e pensar no inicio de mais um ano. É mês de festas, confraternizações, trocas de presentes e muita alegria.

Nesta semana de forma especial, quero aproveitar este espaço para uma reflexão sobre o verdadeiro significado do dia 25 de dezembro, que é data em que comemoramos o nascimento de Cristo.

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão o dia do nascimento de Jesus. Foi somente no ano IV que o dia 25 foi estabelecido como data oficial de comemoração.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data importante para o Ocidente, pois comemora o ano 1 da nossa história.

Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia, no ano 280 D.C.
O bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos de moedas próximas às chaminés das casas. Sua associação com o Natal ocorreu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santo Claus, em Portugal de Pai Natal e aqui no Brasil de Papai Noel.

Na verdade, independente de todas essas informações, que não deixam de ser importantes, temos que aproveitar este espírito natalino para olhar com a devida atenção para as pessoas mais necessitadas e que dependem do nosso apoio e solidariedade. São pessoas que passam grande parte de suas vidas em busca da chamada e esperada inclusão social

As crianças de hoje serão o nosso amanhã e neste mês de dezembro, independente de todas essas comemorações, o Natal tem que ser lembrados como um momento de reflexão em que devemos pensar no nosso próximo . A dignidade é algo que tem que ser respeitado todos os dias e não somente nestas ocasiões.


Feliz Natal....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.