sábado, 21 de janeiro de 2012

Estamos despreparados também para as enchentes

Começamos 2012 com os mesmos problemas no ano passado e fica a sensação de que nada ou quase nada mudou, principalmente quando falamos das enchentes que devastam em especial os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2011, somente no Rio de Janeiro foram 916 mortos e 345 desaparecidos. Santa Catarina e outras regiões infelizmente são constantemente afetadas.

A nossa realidade é cruel, somente após o problema e que buscamos soluções. Recente matéria apresentada pela Rede Globo mostrou que muito pouco foi feito nos últimos 12 meses, apesar de uma grande quantia ter sido liberada pelo Governo Federal para investimentos.

Resultado: mais chuvas, deslizamentos, desabrigados e mortes. Lamentável...

O mapeamento de áreas de riscos e a definição de cada curso de água podem ajudar no trabalho da defesa civil na prevenção de casos emergenciais. Municípios com maior tendência de sofrer com as enchentes e deslizamentos de terra, quando avisados das fortes chuvas, podem se organizar e retirar os moradores que correm risco de morrer.

Com o objetivo de prevenir estas catástrofes, recentemente foi lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de desastres naturais. Porém, o programa, que vai mapear detalhadamente cerca de 500 áreas de risco em todo o país vai pronto somente daqui a 4 anos.

Essas poucas ações comprovam o total despreparo do nosso país para lidar com um problema tão sério... Isso tem que mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.