terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Temos que exercer a cidadania

Um dos princípios básicos da vida é que todos nós temos deveres e obrigações e dentro desse conceito nada melhor do que falar de cidadania, que pode ser definida como uma soma de conquistas cotidianas, de reparações a injustiças sociais, civis e políticas no percurso da história.

Em se tratando de nosso país, cidadania pode ser definida como as lutas, conquistas do dia a dia do cidadão brasileiro na forma da lei, como por exemplo, Lei Maria da Penha – que trata dos direitos das mulheres – o direito a liberdade de expressão, ao voto e assim por diante e até mesmo na reparação e injustiças sociais, como o direitos dos presos, que muitas vezes não são respeitados, com celas superlotas e sem as menores condições de uma possível recuperação para a sociedade.

Como quase tudo na vida, muitos fatos estão ligados apenas a teoria e ainda não acontecem na prática e isso é fácil de identificar no nosso cotidiano através das noticias e informações que são veiculadas na mídia e que tratam de preconceito, racismo e outros temas diretamente ligados a inclusão social e que já foram tratados em outros comentários.

A cidadania é algo sempre presente no nosso cotidiano e vai se renovando com o tempo e o surgimento de novas leis obrigatórias ou não, como pro exemplo usar o cinto de segurança, não estacionar em locais reservados para idosos e deficientes, respeitar a faixa de pedestres, não jogar papel no lixo. Tudo isso é cidadania.

Exercer a cidadania é colaborar diretamente para um país, uma cidade, ou mesmo uma simples comunidade melhor.

Todos podemos e devemos dar a nossa parcela de colaboração para um mundo melhor, isso é cidadania.

Para exercer a cidadania brasileira em sua plenitude torna-se necessário a percepção da dimensão histórica de nossas conquistas no percurso entre passado, presente e futuro da nação.

Um comentário:

  1. Linda postagem, gostei muito!
    Também penso que a cidadania começa nos gestos altruistas e na nossa consciência.
    Se queremos um mundo melhor, devemos melhorar nossas atitudes desde já. Gosto da frase: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
    Feliz ano de 2012 para você e para todos nós.
    Abraço com admiração

    Sol

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.