terça-feira, 9 de agosto de 2011

Museu: um patrimônio da cidade

Diz o ditado popular que um “povo sem cultura é um povo sem alma”. Gosto muito desta frase que hoje de forma direta associo ao Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, o principal patrimônio histórico de nossa cidade e que, para nossa alegria, recentemente tem sido palco de inúmeros eventos culturais e sociais, além de estar aberto diariamente para a visitação do público ao seu grande acervo.

Como faço questão de acompanhar diariamente o noticiário da cidade, tenho notado que o museu tem sido muito bem utilizado pela nossa população e, que somente neste ano, receberá 16 exposições, como por exemplo a das ‘Fotos da Pinda Antiga’, a ‘Exposição Memória Viva’, que terá depoimentos de personalidades das mais diversas representatividades, palestras promovidas pela Academia Pindamonhangabense de Letras, que é presidida, com muita competência por sinal, pela professora Beth Guimarães. Vale também destacar o Projeto Sarau Estrelinha, idealizado pelos artistas Alberto Santiago, Fabiano Bustamante e Rosana Dalle, que levaram ao nosso museu cultura, teatro e poesia, relembrando grandes nomes como Berta Celeste Homem de Melo, Baltazar Godoy de Moreira, João Martins de Almeida, Juó Babaneri, entre outros.

Fico muito contente em saber que tudo isso está acontecendo e aproveito para deixar meus sinceros agradecimentos ao Dr. João Laerte Sales e sua irmã Ceres, integrantes de uma família batalhadora e que nunca mediu esforços visando a preservação da nossa cultura. O Dr. João Sales, em especial, professor e advogado dos mais competentes, chegou até a desistir de um concurso público no qual tinha sido aprovado para continuar a frente do museu, defendendo com todas as suas forças a nossa cultura, voluntariamente, diga-se de passagem.

Confesso que tenho orgulho de ter estado ao lado desta grande família dando minha colaboração para a nossa cultura, pois quando administrei a nossa querida Pindamonhangaba, não medi esforços e, ao lado de grandes funcionários públicos que dentre muitos destaco Mauro Macedo e Gerado Gama, verdadeiros heróis. Restauramos todo o museu e realizamos muitas obras e investimentos para recuperar seu acervo.
Não me arrependo de nada e hoje, mais experiente e preparado, sinto o quanto a cultura é importante para o crescimento de uma cidade.

Não podemos nunca nos esquecer dos projetos sociais que beneficiam em especial as pessoas mais carentes, porém governar é dar a possibilidade de um futuro próspero para as pessoas, e a cultura exerce um papel importantíssimo nessa questão. Por isso, novos investimentos têm que ser feitos, para que os frutos que hoje são colhidos continuem a prosperar em Pindamonhangaba. Isso só será alcançado com a participação e colaboração de todos.

Muitas atividades
A semana, mais uma vez foi repleta de atividades. Estive no Jardim Mariana, que realiza a festa de São Lourenço, conversei com a comunidade e participei da missa, presidida pelo meu amigo Padre Chiquinho.
Quero deixar um grande abraço para a minha querida amiga Noêmia, do Shangri-lá, que acompanha todas as semanas o programa Abrindo o Jogo e também para o Carlos, que possui um mercadinho naquela localidade.

E para finalizar deixo os cumprimentos para o meu amigo Maradona, da Center Print, que comemorou mais um ano de vida e recebeu os amigos no Calça Curta, antigo bar do Pio. Gostei muito. Obrigado amigos.

Coluna
Que o jornalista José Carlos Cataldi é um profissional dos mais competentes tudo mundo já sabe. Acompanho seus comentários na Rádio Princesa e na coluna no Jornal Cidade. São assuntos atuais e sempre analisados com muita propriedade. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.