sábado, 24 de março de 2012

Trânsito, bicicletas e ciclovias..Temos que olhar com mais atenção


O número crescente de acidentes de trânsito com vitimas fatais tem provocado diversas manifestações em todo o país. São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Cuibá, Salvador, João Pessoa e Manaus são algumas das cidades onde aconteceram campanhas contra a violência no trânsito no início deste mês.
O caso mais recente envolve o ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos, de 30 anos que foi atropelado pelo filho do bilionário Eike Batista, Thor Batista que dirigia uma Mercedes Benz SLR Maclaren prata. No começo de mês, apenas como exemplo, a ciclista Juliana Ingrid Dias, de 33 anos, morreu atropelada por um ônibus na Avenida Paulista, próximo a rua Pamplona. Mais uma vida que virou estatística. E por falar em estatística, segundo a Secretaria de Trânsito da cidade de Sorocaba, um ciclista é vitima de acidente a cada dois dias. Segundo o mesmo levantamento, a causa dos acidentes envolvendo ciclistas esta diretamente relacionada ao conflito natural da disputa de espaço físico em ruas e avenidas.
Além de inúmeras manifestações todos esses casos despertaram uma grande discussão na nossa sociedade que entre outras ações vê na construção e utilização correta das ciclovias uma das formas de prevenir acidentes com as proporções citadas. A matemática é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo bicicletas acontecem em cruzamentos, o que o significa que de nada adianta o ciclista fazer a sua parte se os motoristas não dirigirem com a atenção devida e necessária.
Hoje em dia também muito de fala de congestionamentos, cidades saturadas pelo trânsito e especialistas que defendem a utilização de bicicletas como a principal opção de transporte, mas por outro lado fica claro que as grandes e médias cidades não oferecem as menores opções de circulação para seus ciclistas que no dia a dia colocam suas vidas em jogo, buscando amenizar esses problemas além de defender a bandeira ambiental contra a cada vez mais presente poluição no nosso dia a dia.
Este é um tema cada vez mais atual e presente no nosso dia a dia e que tem que ser discutido com seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.