sábado, 10 de março de 2012

11 anos sem Mário Covas


Amigos, esta é uma semana especial para todos aqueles que militam na política ou direta ou indiretamente a acompanham, independentemente de qual seja a sua ideologia. No início da semana, no último dia 6 de agosto foram completados exatos 11 anos de falecimento do nosso saudoso Governador Mário Covas, uma das mais expressivas lideranças políticas do nosso país e em especial do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do qual foi um dos fundadores no ano de 1988, sendo que logo em seguida se tornou presidente do mesmo. Antes, no antigo MDB foi prefeito, deputado e senador, sempre com grande destaque.

Modéstia a parte, tive a grande honra de poder fazer parte de um grupo de políticos que como Covas também participou da fundação do partido dos tucanos, como o também saudoso governador Franco Montoro, outra figura de grande expressão política e o nosso querido Geraldo Alckmin que me convidou para ingressar na legenda e hoje é a principal liderança no Estado, sendo inclusive o atual governador, para orgulho de todos nós.

Covas foi um grande governador, estivemos juntos por diversas ocasiões participando de muitos eventos e inaugurações na cidade, em especial na construção de casas populares, do qual foi um grande parceiro. Aprendi muito com ele e parte de minha experiência adquirida na vida pública se deve ao seu aprendizado.

Além de ser modelo de político, para nós de forma especial, Covas teve um grande legado: foi o responsável direto pela escolha de Geraldo Alckmin como seu vice governador em 1994. O movimento começou a ganhar corpo em uma inauguração aqui em Pinda, quando Alckmin já era deputado federal de destaque.

Além de vice, Alckmin coordenou o programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo. Com a morte de Covas, assumiu o governo e se reelegeu em 2002.

Covas foi vitorioso e soube travar com dignidade uma batalha contra o câncer, trabalhando sempre com muito empenho apesar dos problemas. 11 anos se passaram mas sua imagem continua presente em nossa memória e isso tem que ser registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.