sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Educação como arma para o progresso

A educação é sem dúvida um dos pontos básicos para o sucesso e progresso de uma nação. Em nosso país elevados índices de repetência e abandono na escola foram registrados em relatório da Unesco São Paulo – com índices de repetência e abandono da escola na America Latina.
Segundo o relatório de monitoramento de Educação para Todos, de 2010 da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicado no site do Jornal o Estado de São Paulo, a qualidade da educação no Brasil infelizmente é baixa, principalmente no ensino básico.
O relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado da América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2.9%). O alto índice de abandono nos primeiros anos de educação também alimenta a fragilidade no nosso sistema educacional. Cerca de 13.8% dos brasileiros largam os estudos já no primeiro ano do ensino básico. Neste quesito, ficamos a frente apenas da Nicarágua (26.2%) na América Latina e, mais uma vez, bem acima da média mundial (2.2%).
Na avaliação da Unesco, o Brasil poderia se encontrar em uma situação melhor, se não fosse a baixa qualidade de seu ensino. Das quatro metas quantifi cáveis utilizadas pela organização, o país registra altos índices em três (atendimento universal,
igualdade de gênero e analfabetismo), mas um indicador muito baixo no percentual de crianças que ultrapassa o quinto ano.
Problemas que a educação brasileira ainda enfrenta, a estrutura física precária das escolas e o número baixo de horas em sala de aula são apontados pelos técnicos da Unesco como fatores determinantes para a avaliação da qualidade de ensino.
Diante de todas essas informações, é evidente que precisamos investir mais na nossa educação e trabalhar com seriedade, pois nosso país poderia ser bem melhor se realmente fossem implantadas políticas concretas voltada para uma educação de qualidade o que ocasionaria a obtenção de resultados muitos mais satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.