segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inclusão social – todos temos os mesmos direitos


Nesta semana quero abordar um tema que é utilizado em muitos contextos diferentes, mas que é de suma importância dentro do atual momento. O assunto em pauta é a chamada inclusão social, uma palavra utilizada para fazer referência a inserção de pessoas com algum tipo de deficiência na nossa sociedade, ou seja que não tem as mesmas oportunidades . Essas deficiências podem ser apontadas em relação a oportunidades de ensino, no mercado de trabalho e mesmo de condições sócios econômicas, que envolvem gênero, raça e falta de acesso as tecnologias – a exclusão digital.

Em linhas gerais inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, beneficiando a todos e não somente os mais favorecidos. É bem verdade que a nossa cultura tem uma experiência bem reduzida em relação a inclusão social.

Recentemente, em 2007, o Senado instituiu o dia 10 de dezembro como o Dia da Inclusão Social, com o objetivo de promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade.

De concreto ainda temos muito a fazer e efetivamente devemos buscar parcerias , decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos. É dever de todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.