quinta-feira, 8 de setembro de 2011

7 e 8 de setembro, muito mais do que feriados

As fortes e evidentes raízes entre Portugal, Brasil e mais diretamente a nossa Pindamonhangaba ficam evidentes na próxima semana, quando teremos dois feriados 7 e 8 de setembro, que para muita gente representa a oportunidade de descanso, para quem pode um final de semana prolongado ou algo do tipo.

Em um resumo histórico bem breve, no dia 7 de setembro comemoramos a data em que o Príncipe Regente Dom Pedro declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governou Portugal, ou melhor, proclamou a Independência do Brasil. No dia seguinte, mais precisamente no dia 8, consta que entre os séculos XVI e XVII ocorreram as primeiras notícias sobre o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso relacionada com a Virgem Maria, mãe de Jesus. No Brasil a devoção começou em Minas Gerais e em Pindamonhangaba por intermédio do padre Faria que na época a denominou como Padroeira das Felicidades.

Na minha memória estas importantes datas estão presentes de outra maneira: do dia 7 me lembro com saudade dos grandes desfiles que na ocasião aconteciam na Deputado Claro César, com a presença e participação atuante de praticamente todas as escolas da cidade, em um ato cívico cada vez mais distante. Na época convidei várias entidades para que colaborassem para o sucesso das comemorações, como o Centro de Convivência dos Idosos – o CCI .

O Conselho de Pastores, na ocasião com uma participação inédita na região, bem como clubes e associações esportivas, comandados na sua grande maioria pela voz inconfundível do saudoso Jota Marcondes, pai dos meus amigos Jotinha da Sabesp e da Maria Cristina Gomes Marcondes Querido, uma das mais competentes funcionárias da Prefeitura.

Atualmente por uma série de motivos os nossos desfiles estão esvaziados e isso é muito triste, principalmente para as nossas crianças, que vivem cada vez mais distante do patriotismo.

Já em relação a nossa padroeira, me vem na lembrança a imagem do Cônego Gil, que por décadas comandou a paróquia, com muita fé, seriedade e amor. Seu trabalho foi sucedido, com muita competência, pelo Cônego Luis Carlos, que apesar de jovem já tem mais de 20 anos de ordenação em benefício da comunidade católica. Quero aqui deixar meus cumprimentos para toda a comunidade diretamente envolvida nesta comemoração, como frei Laércio, os diáconos Misael da Silva Cesarino e Nicola Ângelo Di Stefano, além de toda a irmandade e o conselho paroquial. Para mim estas datas representam muito mais do que um simples feriado.

Ainda falando diretamente para a comunidade católica, quero aqui deixar um abraço para o bairro Mombaça, que teve o encerramento da sua festa no último final de semana com a realização de uma grande cavalgada, da qual tive a oportunidade de participar. Foi um grande momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Sua participação será validada após avaliação do conteúdo publicado.
Agradeço pelo carinho.